Os males do refrigerante

O consumo de refrigerantes está cada vez mais sujeito ao crescimento em todo o mundo. As ofertas abusivas e os incentivos subliminares ao maior consumo, como, por exemplo, o uso das garrafas tamanho família, são algumas das maneiras que os fabricantes encontraram para aumentar as vendas.

Segundo levantamentos do setor, somente no Brasil, o consumo que era de 10 bilhões de litros no ano de 2000, cresceu 30% até o ano de 2007, chegando ao número de 13 bilhões. Em estatísticas atuais, os refrigerantes estão em segundo colocado entre as bebidas mais consumidas, perdendo apenas para a água.

O que muitos não sabem, é que o consumo exagerado pode gerar sérios problemas futuros. Além de auxiliar em doenças como obesidade e gastrite, o refrigerante, por ser composto em grande quantidade de açúcar, é um forte influente a diabetes, adverte o nutrólogo Maximo Asinelli. “A pessoa que ingere grandes quantidades de refrigerante está mais exposta a algumas enfermidades relacionadas ao excesso de peso”, afirma.

Segundo ele, uma das maiores preocupações é que, geralmente, os refrigerantes hoje são as bebidas preferidas dos jovens e adolescentes. “Cada vez mais, casos de obesidade infantil são aparentes e, com certeza, a influência é em grande parte desse tipo de bebida gaseificada”, afirma Asinelli.

Os refrigerantes são compostos basicamente por substâncias artificiais e conservantes, os quais, segundo Maximo, não são nem um pouco aconselháveis. Como contraponto, o nutrólogo ainda avalia: “além do consumo excessivo de refrigerantes, as pessoas acabam trocando, na maioria das vezes, o consumo de água por refrigerantes, e tornam-se reféns do produto”.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: