Um pouco sobre o corrimento vaginal

A saúde da mulher é um tema amplo, que dá a oportunidade de abordar os mais variados assuntos, ajudando na educação e prevenção de doenças. Para tirar algumas dúvidas, a ginecologista Dra. Rosa Maria Neme, diretora do Centro de Endometriose São Paulo respondeu algumas questões sobre corrimento vaginal, um dos temas que gera mais curiosidade entre as mulheres. Espero que as respostas da especialista ajude a tirar algumas dúvidas comuns.

O que é corrimento?
Corrimento é uma secreção que aparece na vagina e que pode ter vários aspectos em relação à cor e ao odor. Em geral, o corrimento contém fungos e bactérias, que estimulam as células da vagina e do colo do útero a produzirem esta secreção como uma forma de defesa do organismo.

Quando o corrimento é normal? Como identificá-lo em casa?  Em que época que ele aparece mais?
O corrimento normal é aquele sem cheiro, que não coça e que pode ter uma coloração parecida com a de uma clara de ovo ou um pouco mais branco. O corrimento aparece, preferencialmente, na época da ovulação, que corresponde ao meio do ciclo menstrual e pode se intensificar no período antes da menstruação. Algumas mulheres podem apresentar mais secreção em relação às outras, principalmente se estiverem fazendo uso de algumas medicações, como anticoncepcionais.

Quando o corrimento pode ser considerado anormal?
O corrimento anormal é aquele que tem uma coloração mais amarelo-esverdeada ou acinzentada e que pode provocar coceira e ardor na vagina. Nestes casos, deve-se procurar um ginecologista para avaliar qual a causa do corrimento e assim tratá-lo adequadamente.

O que fazer no dia-a-dia para evitar o corrimento?
Tudo que aumenta o calor e a umidade dentro da vagina pode predispor a um aumento do corrimento. Portanto, algumas medidas para evitar que ele aconteça são:

- Dormir sem calcinha, pois diminui o calor na vagina;

- Usar calcinhas de algodão (o algodão tende a esquentar menos que os tecidos sintéticos e, por isso, o fungo ou bactéria têm menor tendência de se proliferar);

- Utilizar sabonetes íntimos diariamente no banho (eles ajudam a manter a flora vaginal normal equilibrada);

- Não usar roupas apertadas, pois elas aumentam o calor e tornam a vagina um bom meio de proliferação dos fungos e bactérias;

- Não deixar a calcinha pendurada no banheiro (isso pode estimular a proliferação dos fungos e bactérias na calcinha);

- Secar bem os pelos da vulva, pois isso ajuda a diminuir a umidade desta região.

- Manter a flora intestinal equilibrada.

A alimentação tem algum papel importante?
O papel da alimentação equilibrada é manter a produção constante dos lactobacilos vaginais (que são as células de defesa da vagina) e manter o pH (grau de acidez) vaginal equilibrado, evitando a colonização de bactérias estranhas ao corpo feminino.

About these ads

2 Respostas

  1. …Tenho 46 anos e estou tendo um relacionamento com um jovem de 22,não usamos camisinha,e agora estou com um corrimento meio gelatinoso em pedacinhos, branco,e me da coceira,ao mesmo tempo essa coceira me exita,,,o que é isso?,sempre tive corrimento normal,sem coceira,,,fiz exames e não deu em nada,disse que é um corrimento normal,,,mas depois de fazer sexo sem camisinha,a cor ficou mais branca,começou a coçar?,,,vou ao medico,sim,mas quero ter uma noção do que pode ser,e se tem algo que posso usar para lavar e aliviar,pois incomoda,muito,obrigada !!MJ

    • Oi, Mariana!

      Pela sua descrição, não parece nada grave e deve ser resolvido apenas com uma pomada vaginal ou um comprimido, que o ginecologista indicará. De qualquer forma, tome mais cuidade e use camisinha, porque da próxima vez o problema pode ser mais grave. Cuide-se!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: