Perda hormonal pode resultar em problemas dentários

De todas as fases da vida da mulher, a menopausa é uma das mais delicadas e, por isso, exige uma atenção redobrada com cuidados específicos. Embora pouca mencionada, a higiene bucal também merece uma atenção em mulheres que atingem este período. Nos últimos anos, os especialistas perceberam que cuidar da boca é fundamental para a mulher enfrentar com tranqüilidade as alterações hormonais ao longo da vida.

Pesquisadores descobriram que problemas como a periodontite – inflamação dos tecidos ao redor dos dentes – podem aumentar consideravelmente em mulheres na menopausa devido a grande perda de hormônios característicos desta fase feminina.

“Muitas mulheres na menopausa tendem a ficar com as gengivas mais sensíveis e desprotegidas em decorrência das alterações hormonais que ocorrem neste período”, explica o mestre em Diagnóstico Bucal e especialista em periodontia, Christian Wehba.

Segundo o dentista a fase do climatério feminino é a que mais pode trazer problemas sérios à saúde bucal e acarretar prejuízos dentais. “Devido o processo de osteoporose, uma perda óssea que atinge todo o corpo da mulher, ela pode apresentar um quadro de retração maxilar e mandibular”, alerta Wehba. Outro problema causado é a retração gengival, o que facilita o desenvolvimento de uma periodontite. “Esse problema pode atingir mulheres em qualquer etapa da vida, mas a grande incidência está neste período”, relata o especialista.

Para tentar contornar problemas gengivais como este Dr. Christian lembra que alguns estudos já mostraram que há uma melhora da perda dental em pacientes que realizam um tratamento com reposição de hormônios. “Isto pode ajudar a trazer mais resistência e vitalidade aos dentes e gengivas evitando prejuízos para a boca da mulher neste período”, diz Wehba.

Crédito da imagem: Silvia Cosimini (sxc.hu)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: