Na luta contra as estrias

Hidratar o corpo diariamente já é um hábito comum a muitas mulheres que gostam de manter a pele saudável e macia. Mas essa hidratação diária também pode ajudar a prevenir e a amenizar as estrias, desde que os cremes contenham substâncias ativas com estas propriedades.

As estrias costumam aparecer nos seios, bumbum, coxas, braços, abdômen e geram grande desconforto estético. São resultado da quebra das fibras de colágeno e elastina, que após o rompimento na derme ficam desorganizadas e dão origem as linhas vermelhas e esbranquiçadas. “Podem ser decorrentes de fatores hormonais, crescimento acelerado na puberdade, uso de alguns medicamentos, estiramento da pele durante a gravidez e por causa do famoso efeito sanfona, quando a paciente emagrece e engorda com muita freqüência e fica com a pele distendida e sem elasticidade”, comenta a farmacêutica Giovana Barbosa.

Para amenizar e prevenir o problema, é preciso repor substâncias que ajudam na reorganização do colágeno e elastina na pele. Neste quesito, a farmacêutica comenta que os princípios ativos hidratantes têm mais sucesso aos redensificadores dérmicos – que fornecem colágeno e elastina à estrutura cutânea. “A pele com estria possui colágeno e elastina, mas de forma totalmente desorganizada. Por isso, é mais importante fornecer substâncias que ajudam na reorganização destas duas proteínas, para que elas voltem naturalmente à sua disposição na pele”, comenta Giovana.

O óleo extraído da planta Hippophae rhamnoides (Sea buckthorn) contém substâncias que repõem à pele componentes que auxiliam no combate às estrias e ajudam na reorganização do colágeno e elastina. Rico em ácidos graxos poliinsaturados, da família dos ômegas 3, 6 e 7, contém ainda vitaminas com propriedades antioxidantes, como o tocoferol e o betacaroteno.

Conheça um pouco mais sobre os benefícios das substâncias que ajudam a prevenir e amenizar as estrias:

Ômega-7 (ácido palmitoléico): é um dos componentes dos lipídeos da pele e fornece suporte à formação normal do tecido celular, isto é, mantém a pele íntegra. Importante à barreira cutânea, o ômega-7 tem efeito calmante e suavizante sobre a pele.

Ômegas-6 e 3 (ácido linoléico e linolênico): não são sintetizados pelas células da pele e devem ser fornecido como um nutriente à barreira cutânea. São precursores de inúmeros outros ácidos, sendo um dos mais importantes o araquidônico. Adicionalmente, ômegas-6 e 3 são componentes estruturais da parede e membrana celular. Ajudam na regeneração cutânea e reforçam as funções da pele (firmeza, elasticidade e proteção).

Tocoferol: é uma das formas de vitamina E que está naturalmente presente na pele, onde desempenha importante função antioxidante. Tem atividade antiinflamatória e realça a atividade de enzimas da camada cutânea.

Betacaroteno: na pele é convertido em ésteres de retinol – um precursor da vitamina A – e é uma alternativa segura à pele. É um antioxidante poderoso e penetra facilmente dentro da epiderme em aplicação tópica, combatendo um tipo específico de espécie oxigênio reativa proveniente da luz do sol.

Anúncios

Uma resposta

  1. olha eu acho que tem tratamentos serios e que sejam solução mas como as clinicas querem ganhar dinheirovão sempre falar sobre melhoras e não solução, por exemplos varizes podem ser retiradas certo que sempre vai surgir mas são aniquiladas depois de uma seção por que que para estrias tambem não podia ser assim, se é por causa de crescimento que tive-se algum medicamenmto para que as estrias não aparece-se nesse periodo, ou musculação e etc. acho que vcs podia fazer iquais as varizes, e tambem um custo mas barato ……………………………………….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: