Alimentação pode ajudar na menopausa

Calores incontroláveis, menos libido, irritabilidade… A chegada da menopausa pode trazer dificuldades e incertezas. Mas, de acordo com uma especialista, uma coisa é certa: dieta nutricional adequada é sinônimo de conforto maior nesse período. Segundo a nutróloga Elizabeth Ayoub, a mulher sofre diversas modificações físicas e psíquicas nessa fase da vida.”As alterações endócrinas,metabólicas e sistêmicas são marcantes. A mulher fica mais vulnerável às doenças degenerativas. Os cuidados nutricionais podem modular essas mudanças e promover maior qualidade de vida. Uma dieta balanceada com certeza ameniza os sintomas da menopausa”, explica Elizabeth.

A especialista observa que a alimentação é fundamental nesse período, não só pelas necessidades aumentadas de nutrientes – devido ao avançar da idade -, mas também porque as alterações metabólicas decorrentes das mudanças hormonais requerem uma adaptação e uma reorganização dos hábitos alimentares:

O metabolismo fica mais lento já a partir dos 40 anos, e as necessidades calóricas diminuem, em média, 2% ao ano. Será preciso reduzir a ingestão calórica e aumentar o gasto energético, ou seja, comer menos e se exercitar mais. As estatísticas indicam que as fumantes tendem a ter menopausa mais cedo. E as de peso elevado, mais tarde.

Substâncias que fazem bem neste período: Probióticos, Ômega 3, vitaminas e minerais. Eles aumentam a defesa antioxidante, promovem melhora na incidência de fogachos (aquele calorão), amplificam a prevenção da aterosclerose, retardam o envelhecimento cutâneo, reduzem a depressão, protegem o sistema cardiovascular e são fundamentais para a saúde e manutenção da massa óssea nessa fase.

Melhor deixar de lado: Álcool, cafeína e alimentos condimentados, porque podem agravar os calores. Carboidratos refinados (doces, farinha refinada, arroz branco) devem ser consumidos com extrema moderação, já que, a partir dessa etapa o metabolismo fica mais lento e há uma tendência a aumentar a resistência à insulina, com conseqüente aumento de peso e acúmulo de gordura abdominal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: