Estudo busca prevenir infecções em adolescentes grávidas

As infecções, como gonorréia e clamidioses, estão associadas ao risco elevado de aborto espontâneo, parto prematuro, ruptura prematura de membranas, retardo de crescimento intra-uterino e mortalidade do feto. A prevenção de conseqüências graves para a gestante e o feto exige diagnóstico precoce e mais sofisticado. O arsenal terapêutico atual ainda é muito limitado para o tratamento destas infecções.

Um estudo inédito no Brasil poderá contribuir significativamente para o conhecimento do problema e a definição de formas para o controle, prevenção e tratamento das infecções. O Projeto “Prevalência de infecções bacterianas sexualmente transmissíveis em adolescentes grávidas atendidas em instituições públicas da cidade do Rio de Janeiro” é coordenado pelo pesquisador do Instituto de Microbiologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sergio Eduardo Longo Fracalanzza.

A pesquisa ainda se encontra em fase inicial, mas já foi coletado material cervical ou vaginal de 50 gestantes da Maternidade Escola da UFRJ. O material clínico foi transportado para o Instituto de Microbiologia e já começou a ser analisado.

“O projeto tem um importante papel na prevenção deste tipo de infecção bacteriana, já que a falta de informação existente hoje gera lacunas que impedem um método terapêutico adequado para as gestantes e direcionamento de campanhas preventivas para evitar a infecção e a reinfecção”, disse o cooordenador da pesquisa, Sergio Fracalanzza.

Além dos benefícios diretos para os pacientes infectados, que poderão ter diagnósticos e formas de prevenção melhor planejadas, um ganho significativo deste projeto será também a instalação de um laboratório piloto no Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes da UFRJ, voltado para o diagnóstico de infecções bacterianas transmitidas por via sexual. Este laboratório estará preparado, inicialmente, para o diagnóstico de gonorréia e clamídia, mas no futuro poderá incorporar, ainda, a confirmação de outros agentes infecciosos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: