Vinho para o coração

Às vésperas do Dia Mundial do Coração, comemorado no dia 28 de setembro, os dados são preocupantes: com os atuais hábitos de vida, as doenças do coração têm afetado um número cada vez maior de pessoas e as mulheres em torno dos 45 anos de idade compõem o grupo de risco. O consumo de comidas gordurosas, cigarros, a falta de atividade física e o estresse são alguns exemplos de fatores de risco para a saúde cardíaca. O que fazer, então, para evitar essas doenças?

Além da melhora nos hábitos alimentares e da prática de exercícios, Lise Bocchino, cardiologista do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica/DASA, aponta o vinho (humm) como uma das opções para quem deseja cuidar do coração. Segundo a especialista, o vinho possui componentes que ajudam na elevação da taxa de colesterol HDL (bom colesterol) e, por uma ação antioxidante, na diminuição do colesterol LDL (mau colesterol), além de inibir a agregação de plaquetas.

Para Lise Bocchino os vinhos tintos são os mais indicados. Ela lembra que o consumo deve ser moderado, até duas doses para as mulheres e um pouco mais para os homens. “Não podemos esquecer que a ingestão abusiva do álcool traz malefícios à saúde, como a cirrose hepática e o acidente vascular cerebral hemorrágico”, alerta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: