Verão: hora de cuidar dos pés

Depois de escondermos os pés na estação mais fria do ano é hora de mostrá-los em belas sandálias, sejam elas de salto ou rasteirinha. Para isso, é preciso sanar qualquer problema como frieiras ou rachaduras e sentir a beleza em seus pés.

“As frieiras são muito comuns no inverno, pois quando os pés ficam úmidos, quentes e irritados, o fungo se multiplica e infecta as camadas superiores da pele, sendo que os principais sintomas são coceira, ardência e descamação”, explica a dermatologista Luciane Scattone. Segundo ela, para prevenção é preciso secar bem entre os dedos, usar meias de algodão evitando as sintéticas, pois não absorvem a umidade e colocar talco antifúngico nos sapatos.

Já a rachadura, especialmente nos calcanhares, é um problema comum dermatológico chamado de queratose. O resultado desse problema é o espessamento da camada mais externa da pele, pelo acúmulo de células mortas. “As células do corpo, incluindo as da pele, estão constantemente se renovando pelo processo de divisão celular, amadurecem , morrem e são descartadas”, explica Luciane. O ciclo do processo dura 28 dias e, em algumas pessoas ele não se completa, pois não descarta as células mortas formando as terríveis rachaduras.

A queratose é mais comum na época do verão, pois a transpiração é maior e conseqüentemente colabora para desidratação e o ressecamento da pele. “Para evitar essas rachaduras, é importante hidratarmos os pés e ficarmos atentos à presença de fungos e outros microorganismos, que se alimentam das células mortas”, diz Scattone.

“Os portadores de queratose devem consultar um dermatologista para diagnosticar a causa”, relata Luciane. Na maioria das vezes se resolve o problema hidratando os pés com pasta composta de uréia e queratolítico, que promoverá a esfoliação da área acometida.

Dicas
Uma vez por semana, ao sair do banho, passe uma pedra-pomes ou uma lixa própria para os pés nas zonas mais ásperas, a planta do pé e o calcanhar. “Os movimentos devem ser retos e lentos, de baixo para cima ou da esquerda para direita” ensina a dermatologista Luciane Scattone.

Depois de alisar as zonas ásperas, aplique um creme próprio para a região, com os pés ainda úmidos para otimizar a absorção. “Outro truque é aplicar o creme e colocar meias de algodão antes de dormir ou ainda envolver os pés em película aderente, colocar as meias de algodão e deixar o creme agir durante uma hora”, sugere Scattone.

Anúncios

3 Respostas

  1. boa tarde, estava lendo uma matéria sobre como tirar as rachaduras dos pés, e uma coisa a evitar era a pedra-pomes que eu uso e minha esposa também.Então uso apenas um esfoliante para os pés e creme , é o sufuciente ??

  2. Esfoliante e creme hidratante é um bom começo, ainda mais para quem não tem muito problema com rachaduras, calos e afins.

    Um profissional que pode auxiliar e indicar tratamentos mais específicos, ainda mais se os problemas de rachadura forem sérios, é o podólogo.

  3. 0lha eu só tenho 18 anos é meus caucanhares sao super racahados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: