Radicais livres podem provocar infertilidade

Em algumas situações, a concentração de radicais livres aumenta de forma desordenada no organismo. Tal alteração recebe o nome de estresse oxidativo e pode levar à infertilidade. “O distúrbio surge devido a reações do organismo provocadas por fatores como processos infecciosos, alimentação inadequada, depressão, tabagismo, alcoolismo, poluição, uso de drogas, entre outros”, detalha a bióloga Íris Cabral, da Clínica Genesis, em Brasília.

A especialista afirma ainda que esse tipo de estresse pode estar relacionado ao aparecimento de outras patologias como câncer, diabetes e envelhecimento precoce.Segundo Íris, a produção de radicais livres pelo organismo é algo natural. Só passa a ser um distúrbio quando há um desequilíbrio entre os agentes pró-oxidantes e os mecanismos antioxidantes de defesa do organismo. O aumento descontrolado de moléculas de oxigênio – que compõem os radicais livres – modifica os meios intra e extracelulares e causam lesões múltiplas em estruturas do sistema imunológico, atingindo diretamente a capacidade reprodutiva.

Após avaliação criteriosa do paciente, a conduta terapêutica pode incluir desde a simples orientação de dieta balanceada, eliminação de agentes agressores e hábitos de vida saudáveis até o uso de substâncias antioxidantes como vitaminas A, C e E, oligoelementos, dentre outros.

Para a mulher, o estresse oxidativo parece se relacionar com algumas patologias conhecidas, como endometriose, falhas na produção de óvulos, problemas na fecundação  até abortos espontâneos. “Descobrir a origem do distúrbio é imprescindível e muitos casos de alterações reprodutivas podem ser revertidos após tratamento adequado”, encerra Íris Cabral.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: