Medidas simples podem prevenir infecções urinárias

A infecção do trato urinário (ITU) é uma infecção bacteriana que acomete principalmente mulheres, pois, diferentemente dos homens, possuem a uretra mais curta, permitindo que as bactérias tenham um acesso mais fácil à bexiga.

A maior parte das ITU é causada pelas bactérias Escherichia coli, que atuam de forma benéfica no trato intestinal, mas, quando em contato com o sistema urinário, tornam-se nocivas e causam bastante sofrimento ao paciente.

Os principais sintomas da ITU são dor ou ardor ao urinar, necessidade freqüente de urinar com pouca eliminação de urina, dor na uretra, dor na pélvis, algumas vezes pode apresentar febre baixa e a presença de sangue na urina. Na pielonefrite, que acomete os rins, os sintomas mais comumente apresentados costumam ser dores nas costas na altura dos rins, febre alta, calafrios e náuseas.

Porém, existem algumas medidas importantes que podem prevenir as infecções do trato urinário, tais como:

– Cuidados com a higiene pessoal.

– Evitar transportar as bactérias da região anal para a uretra, para isso, as meninas devem ser orientadas desde cedo a fazer a higiene da frente para trás, sempre que usarem o banheiro. No banho também devem lavar-se sempre na direção da frente para trás.

– Lavar as mãos antes e após de utilizar o banheiro.

– Durante o período menstrual os absorventes devem ser trocados várias vezes, pois o sangue menstrual é um meio de proliferação de bactérias.

– Ingerir bastante água, pelo menos de 2 litros por dia.

– Não reter a urina por longos períodos. O ideal é urinar a cada duas ou três horas.

– Para mulheres que sofrem de ITU, após a atividade sexual recomenda-se ingerir água antes e depois da relação, para que, após o ato, esvaziem a bexiga o quanto antes. Com este procedimento simples, as bactérias que podem ter entrado na uretra são expelidas.

Anúncios

Uma resposta

  1. Tive uma grave infecçao urinaria fiquei com 4 dias 4 noites de febre altisssima,minhas dores formam constantes mal andava e naum conseguia nem ficar em uma posiçao reta,qdo fui medicada o medico assustou como estava alta a infecçao me tratei com antibioticos e a febre foi baixando,mas agora estou tomando muito liquido e me previnindo mais afinal eu naum sei como foi q se iniciou essa infecçao!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: