Dicas para curtir o carnaval hidratada

carnavalNo verão o corpo pede água e no Carnaval a ingestão de líquidos os cuidados com a pele devem ser redobrados. A exposição aos raios solares é grande e a chance de ter problemas com desidratação e queimaduras de pele aumenta.

A nutricionista funcional Daniela Jobst recomenda uma alimentação especial para o feriado mais animado do País. Veja abaixo quais as dicas para aproveitar sem prejuízos este Carnaval.

Cuidados com a pele
Conheça os benefícios de nutrientes que auxiliam no cuidado com a pele e em quais alimentos podem ser encontrados. A nutricionista ressalta a importância do uso de filtro solar “a alimentação e a proteção exterior se complementam em defesa do corpo e do organismo”, comenta a nutricionista.

1. Ácido alfa lipóico – fator antiinflamatório, menor vermelhidão da pele (PPL pós-sol) e menos cicatrizes.

Alimentos – carnes de aves, grãos e óleos.

2. Apegenina – diminui risco de câncer de pele.

Alimentos – frutas e ervas – cereja, limão, maçã, tomate e brócolis

3. Beta caroteno – antioxidante para a pele, evita manchas pós-sol.

Alimentos – vegetais e frutas de forte tom amarelo/laranja e os vegetais de folhas verdes escuras.

Vegetais amarelos/laranja – cenoura, batatas-doce, abóbora, beterraba.

Frutas amarelo/laranja – melão, papaia, manga, carambola, nectarina, pêssego.

Vegetais de folhas verdes escuras – espinafre, brócolis, endívia, couve, chicória, escarola e agrião.

Outras boas fontes vegetais e frutas – aspargo, ervilha e ameixa.

4. Cacau – possui flavonóides, foto proteção e melhora da superfície da pele e hidratação.

5. Chá verde – antioxidante/ foto protetor contra radiação ultravioleta.

6. Genisteína – anti-carcinogênica para pele, aumenta enzimas antioxidantes.

Alimentos – soja.

7. Licopeno – antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres.

Alimentos – tomate, melancia, beterraba, pimentão.

8. Luteína e Zeaxatina – maior hidratação cutânea/ foto protetor/ proteção ocular.

Alimentos – milho e derivados de milho.

9. Romã – menos flacidez, menos rugas, antioxidante e foto protetor (potencializa a ação do protetor solar).

10. Vitamina E – Ação de filtro solar

Alimentos – óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, girassol, etc.) e o gérmen de trigo. As nozes, as sementes, grãos inteiros e os vegetais de folhas verdes também fornecem vitamina E.

Cuidados com hidratação
Carnaval e verão pedem a ingestão de muito líquido. Conheça os benefícios de cada um e as melhores opções.

1. Água – hidrata com zero calorias

2. Água de coco – hidrata e alimenta com poucas calorias.

3. Chá gelado – hidrata e é antioxidante. Tem substãncias  antienvelhecimento, causado principalmente por exposição aos raios solares. Deve ser tomado sem adoçante, ou pode-se adoçar com adoçantes não artificiais. Não misture com limão que além de manchar a pele no sol, diminui a propriedade das catequinas.

4. Frutas – algumas contêm significativa quantidade de líquido como melancia e melão. Deve-se ingerir três porções ao dia.

5. Isotônicos – se for pular na folia por mais de 2 horas vale a pena, se não opte por outros líquidos devido às calorias.

6. Sucos – os sucos podem também alimentar, assim como a água de coco, mas contem mais calorias. Dê preferência aos naturais aos artificiais.

A nutricionista ainda recomenda refeições leves, mas bem coloridas, desta maneira você garante a ingestão de todos os nutrientes e não perde o pique.

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