Quase um terço dos cânceres podem ser evitados com vida saudável

Cerca de 30% dos casos de câncer no Brasil poderia ser evitada. É o que afirma um estudo do World Cancer Research Fund International (WCRF International) – Fundo Mundial de Pesquisas sobre Câncer – em parceria com o American Institute for Cancer Research (AICR) – Instituto Americano para a Pesquisa do Câncer – divulgado hoje.

De acordo com a pesquisa, 11 tipos de cânceres seriam evitados se as pessoas  fizessem mais exercícios, controlassem o peso e tivessem uma dieta saudável. Os tipos de cânceres estudados foram: boca, laringe e faringe – considerado como uma única categoria -; esôfago, pulmão, estômago, pâncreas, vesícula biliar, cólon, fígado, mama, endométrio (mucosa uterina) e rim.

Ainda de acordo com os cientistas, o maior impacto de uma vida mais regrada e saudável seria na prevenção do câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres brasileiras.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, 49 mil novos casos de câncer de mama devem ser registrados no País neste ano. O que significa, conforme a pesquisa, que quase 14 mil casos poderiam ser prevenidos.

A mesma pesquisa afirma que o número de mortes por câncer deve dobrar nos próximos 40 anos e o principal motivo, segundo o WCRF, é a obesidade. “Estamos preocupados com o país (Grã-Bretanha), mas também com Egito, México, Brasil e países do Oriente Médio”, disse Michael Marmot, da University College London, ao jornal The Observer.

Os dados dos estudos foram publicados pela BBC Brasil. Confira as reportagens completas aqui e aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: