UFSCAR oferece tratamento para incontinência urinária

Pesquisa desenvolvida no Laboratório de Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica sobre a Saúde da Mulher, vinculado ao Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (DFisio/UFSCar), avalia métodos mais eficazes para o tratamento da incontinência urinária, a partir de tratamentos fisioterapêuticos. Os estudos são desenvolvidos pelas alunas do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar Vanessa Pereira e Grasiéla Correia, sob orientação da docente Patricia Driusso, do DFisio.

Como explica Vanessa Pereira, é possível tratar a incontinência urinária a partir de exercícios na musculatura do assoalho pélvico, um grupo de músculos que sustenta a parte baixa do abdômen. “A fisioterapia apresenta resultados vantajosos em relação ao tratamento medicamentoso e cirúrgico, por ser conservadora, pouco invasiva, apresentar baixo índice de efeitos colaterais e custo reduzido”, afirma.

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina da bexiga e atualmente apresenta uma prevalência que varia entre 10 e 40% entre as mulheres em todo o mundo. Esse índice é ainda superior em mulheres idosas, atingindo de 30 a 60% desta população, sendo considerada um problema de saúde pública.

Apesar da grande ocorrência, Vanessa Pereira conta que poucas mulheres procuram por tratamento. “Temos dificuldades em localizar pacientes para realizar os tratamentos, uma vez que, apesar do grande número de mulheres acometidas, poucas procuram tratamento, seja por vergonha ou falta de informação”, afirma.

O Laboratório de Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica sobre a Saúde da Mulher e a Unidade Saúde-Escola da UFSCar oferecem tratamentos para a incontinência urinária. As mulheres podem entrar em contato com o Laboratório para exames e avaliação. A partir desses estudos, será encaminhado o tratamento mais adequado para o quadro de cada paciente.

Interessadas podem entrar em contato pelo telefone (16) 3351-9575.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: