Muito exercício pode prejudicar fertilidade

fitnessQuando a mulher recorre ao tratamento de fertilização assistida, muitos aspectos da saúde são importantes para que haja sucesso. Porém, muitas são as que pensam somente no aspecto clínico do tratamento, como os exames a serem realizados. O que algumas mulheres esquecem é que o condicionamento físico e a boa forma são requisitos indispensáveis para o sucesso do tratamento.O exercício físico pode ser benéfico para a fertilidade caso a mulher esteja com sobrepeso; nesses casos é recomendada a prática de exercícios aeróbicos, como caminhadas, natação, dentre outros.

Em contrapartida, estar abaixo do peso ideal é fator comprometedor da fertilidade feminina; a recomendação então é a prática de exercícios anaeróbicos como a musculação.

Mesmo com peso ideal é preciso reforçar outros benefícios dos exercícios de um modo geral, como a proteção cardiovascular, prevenção da osteoporose, dentre outros.

O médico Vinícius Medina Lopes, especialista em reprodução humana, do Instituto Verhum, alerta as mulheres sobre os riscos do excesso de atividades físicas. “Realizar exercícios por um período prolongado, principalmente acima de quatro horas diárias, interfere na secreção de hormônios do sistema nervoso central, o que pode diminuir a fertilidade.”

Durante o tratamento de reprodução assistida, atividades físicas extenuantes não são recomendados, por provocarem um possível processo de torção. “Caso isso aconteça, a cirurgia é o método adequado, porém há casos em ocorre a necrose. Ocorrendo, poderá haver a necessidade de uma intervenção mais abrangente com a retirada dos ovários”, esclarece o médico.

Exercícios moderados e realizados de forma prazerosa são suficientes para um bom condicionamento físicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: