Outono e inverno são os períodos mais propícios para a quda de cabelos

cabeloA Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo estima que a cada ano, a calvície feminina aumenta 10%. Normalmente caem, por dia, 100 fios. A anormalidade começa quando este número aumenta para 150. Este fato é comum principalmente nas pessoas que abusam do chuveiro com temperaturas mais quente nas duas estações mais geladas do ano.

“Todos os anos o fato se repete, com a queda da luminosidade e com a chegada do frio é comum perder mais fios. Nessa época, com a diminuição do número de horas de sol, uma menor estimulação dos melanócitos, células que produzem melanina, têm baixa estimulação também para seu crescimento.”, confirma Dr. Marcelo Bellini, médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

No último meeting São Francisco, EUA, deste ano foi apresentado que o uso freqüente de chuveiro ,muito quente pode levar a formar bolhas na estrutura dos fios, que fazem os cabelos ficarem mais frágeis e resultam em sua queda ou quebra. Além disso, causas como dieta mais gordurosa e calórica, perdem espaço para frutas, verduras e legumes que são fonte essencial de vitaminas e sais minerais tão importantes para manter os cabelos saudáveis, são grandes fatores de risco neste quadro.

Outros abusos são freqüentes, o aumento do uso de cremes e leave-in que podem causar descamação e irritação do couro cabeludo. A utilização de secadores muito quente ajudam a danificar ainda mais a estrutura capilar.

Pensando em todos esses fatores e a fim de recuperar, manter e até restaurar o volume dos fios, atualmente vários tratamentos combatem e reduzem essas perdas.

A avaliação detalhada detecta provável razão de queda e perda dos fios. Através de um exame detalhado, como de sangue para eliminar as causas externas como alteração da tireóide, infecções, carência de ferro , carência de nutrientes, ácidos fólico, zinco e cobre, até pessoas com dieta exemplar podem apresentar déficits desses elementos.

E também a avaliação detalhada para checar os hormônios femininos e masculinos para considerar a alopecia androgênica, que começa com rarefação dos fios na parte superior do couro cabeludo, geralmente poupando as laterais. Uma vez que descoberta a causa, inicia o tratamento corrigindo alterações nos exames ou em linhas gerais. As principais tecnologias disponíveis para evitar a calvície são:

– Suplementação vitamínica para estimular e fortalecer os fios geralmente mix de Exsynutriment, silício orgânico que é responsável pela estruturação do fio, alguns aminoanoácidos como cistina, cistina, piridoxina e metionina, vitaminas como biotina entre outros. Se existir alguma carência de nutrientes detectado nos exames e acrescentamos á formulação.

– Intradermoterapia: aplicações semanais num total de 6 a 8 sessões onde se aplicam silício, biotina D Pantenol, entre outros agentes, através de uma pequena agulha são feitas várias puncturas com aplicação de pequenas doses em cada ponto. No caso dos homens podemos utilizar ampolas de Finasterida com a intenção de potencializar o uso domiciliar do medicamento.

– LED (laser de baixa voltagem) são 3 tipos de luz vermelha que atuam reduzindo a inflamação do couro cabeludo e infra vermelho estimula e fortalece o crescimento do fio e a luz azul que tem o efeito de dimunuir a oleosidade.
Estes procedimentos são realizados em sessões de 1 a 2x por semana 8 a 10 sessões.

– Loções de uso domiciliar : são várias a base de 17 alpha estradiol , minoxidil, agora na forma de mouse ou espuma cosmeticamente mais agradável que podem ser utilizado durante o dia, extratos vegetais entre outros.

– Shampoos: Contribuem muito com casos de dermatite seborreica controlando a descamação do couro cabeludo, mas não tem efeito significativo na prevenção ou recuperação da queda, pois permanecem pouco tempo em contato com os fios e/ou couro cabeludo. O que eles promovem é melhora da textura, controle de oleosidade, melhora do ressecamento, da penteabilidade, ou seja melhora a cosmética do fio.

Anúncios

2 Respostas

  1. depressão ???
    não vá pra essa !!!
    Bjs da lata…

  2. gostaria de saber mais detalhes sobre queda de cabelo e se existe alguma planta medicinal que possa ajudar no tratamento, tambem gostaria de saber mais detalhes sobre “coceiras” genitais femininas e como trata-la.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: